Informática como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência: Introdução aos recursos disponíveis e sua aplicação.

Conheça os recursos de tecnologia assistiva disponíveis para as pessoas com deficiência para uso de computadores, tabletes e smartphones. Conheça as mais atualizadas e difundidas tecnologias assistivas na área, abrangendo desde soluções de baixo custo até alto custo.

Conteúdo Programático:

Módulo 1: A informática ao alcance: na visão, na audição, na motricidade e no intelecto.
Semana 1: Tecnologia Assistiva empregada no uso do computador: adaptações, casos de sucesso, mercado nacional e desenvolvimento de projetos no Brasil.
Semana 2: Deficiência motora: o uso de teclados e mouses adaptados e virtuais; softwares que ajudam nas atividades no mundo informatizado.
Semana 3: Deficiência visual: o que são leitores e ampliadores de telas; hardwares que fazem a diferença nas atividades no computador e na vida das pessoas com deficiência visual.
Semana 4: Deficiência auditiva: canais de comunicação visual; softwares de tradução e comunicação em língua brasileira de sinais.
Semana 5: deficiência intelectual: O computador como facilitador nas atividades do dia a dia, softwares de comunicação alternativa e aprendizagem.

Módulo 2: Acessibilidade em Tecnologia Móvel: sistemas e aplicativos para a acessibilidade das pessoas com deficiências em tabletes e smartphones.
Semana 6: O Universo Touch Screen primeira parte: dispositivos, plataformas e acessibilidade, aplicativos, facilidades e dificuldades.
Semana 7: O uso de smartphones e tabletes no cotidiano das pessoas com deficiência: avanços na autonomia, acessibilidade e conectividade.
Semana 8: Revisão assistiva: retomada das semanas do curso e resumo do conteúdo.

Público-alvo: interessados em geral.

Carga horária do curso: 60h

Curso a distância e tutorado.

Pré Cadastro